Amoxilcilina Tri-hidratada

HOME < Princípios ativos de A a Z

A amoxicilina é um antimicrobiano da classe das penicilinas, semi-sintético, de amplo espectro, do grupo dos -lactâmicos utilizado no tratamento de in... Continuar lendo

Categoria Antimicrobiano

Administração
Uso Oral
Controlado
-
Indicação
A amoxicilina é um antimicrobiano da classe das penicilinas, semi-sintético, de amplo espectro, do grupo dos -lactâmicos utilizado no tratamento de infecções bacterianas.
Posologia
Adultos: 500mg a cada 8 horas. Crianças: Dose por quilo de acordo com a prescrição.
Restrições
-
Interações Medicamentosas
-
Reações Adversas
Reações comuns:
- Reações da pele, possivelmente na forma de espinhas vermelhas, que podem provocar coceira e às vezes lembram as erupções cutâneas causadas pelo sarampo. As manchas podem formar bolhas ou marcas protuberantes, vermelhas, cujo centro é descorado. A pele ou as manchas e bolhas podem sangrar, descamar ou descascar. Esses sintomas são às vezes acompanhados de febre.
- Diarreia: alguns pacientes podem apresentar diarreia (várias evacuações amolecidas por dia).
- Náusea: ocasionalmente, o produto pode causar indigestão ou fazer você se sentir enjoado ou algumas vezes vomitar. Se isso acontecer, os sintomas normalmente são leves e quase sempre podem ser evitados se você tomar o medicamento no início das refeições. Caso esses sintomas continuem ou se tornem graves, consulte o médico.
Contraindicação
A amoxicilina é contraindicada a pacientes com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas, nos casos de infecções por Staphylococcus penicilino-resistentes e nas produzidas por bacilo piociânico, ricketsias e vírus. Deve-se dedicar atenção à possível sensibilidade cruzada com outros antibióticos beta-lactâmicos, como por exemplo, as cefalosporinas.
Tipo de Receita
-
Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.