O agar agar, também conhecido como agarose, é uma hemicelulose mucilaginosa, extraída de algumas espécies de algas vermelhas (Rodofíceas), como Gelidi... Continuar lendo

Categoria Fitoterapêutico

Administração
Uso na pele
Controlado
-
Indicação
O agar agar, também conhecido como agarose, é uma hemicelulose mucilaginosa, extraída de algumas espécies de algas vermelhas (Rodofíceas), como Gelidium cartilagineum (Gelidiaceae) e Gracilaria confervoides (Sphaerococaceae). É insolúvel em água fria, na qual gelifica, aumentando em 6 vezes o seu volume. É usado por sua ação demulcente e formadora de massa, para o tratamento da constipação crônica, síndrome do intestino irritável, diverticulite e para o controle das hemorroidas e colostomias. Em obesidade está indicado quando houver também enterocolopatia funcional, com predominância de constipação, ou para fornecer ao paciente a sensação de plenitude gástrica, pois os coloides hidrófilos e mucilagens aumentam de volume, absorvendo água e formando géis.
Posologia
A posologia varia de 2 a 5g ao dia, em doses divididas, às refeições. Pode ser utilizado também como excipiente nas formulações em cápsulas, bastando indicar “qsp 1 cápsula”.
Restrições
Uso Adulto.
Interações Medicamentosas
-
Reações Adversas
O produto não apresenta relatos de reações adversas, mas na presença de qualquer sintoma adverso procure o seu médico.
Contraindicação
Agar Agar é contraindicado para crianças, gestantes, mulheres que estejam amamentando ou pessoas que possuem hipersensibilidade aos componentes da fórmula. O produto também é contraindicado para pessoas que sofram de obstrução e com problemas diabéticos.
Tipo de Receita
-
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas / Sachês.

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.