O Adapaleno é uma molécula derivada do ácido naftóico, com propriedades biológicas similares às do ácido retinóico. Suas propriedades farmacológicas l... Continuar lendo

Categoria Retinóide

Administração
Uso na pele
Controlado
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Indicação
O Adapaleno é uma molécula derivada do ácido naftóico, com propriedades biológicas similares às do ácido retinóico. Suas propriedades farmacológicas lhe conferem a habilidade de controlar a proliferação e diferenciação celular, prevenir e eliminar comedões. Também apresenta eficiente atividade antiinflamatória na acne. É indicado para o tratamento tópico da acne vulgaris. Tem-se mostrado mais eficaz quando usado concomitantemente com a clindamicina. O Adapaleno promove a renovação celular da pele, de forma menos agressiva que o ácido retinóico.
Posologia
Creme, gel e loções a 0,1%.
É aplicado uma vez ao dia, após higienização e antes de dormir. Em algumas circunstâncias,quando o paciente apresenta irritação da pele, a aplicação pode ser feita em dias alternados até que a irritação cesse.
Restrições
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Interações Medicamentosas
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Reações Adversas
O Adapaleno pode provocar coceira, vermelhidão, descamação e queimação em alguns pacientes; nestes casos, recomenda-se a suspensão temporária do medicamento até que a pele se acostume. Deve-se evitar o contato do produto com as mucosas. Obs: Insumo pertencente à Portaria 344/98 – ANVISA - Lista-C2.
Contraindicação
Não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Também é contraindicado o uso em pacientes hipersensíveis à substância. Não deve ser usado simultaneamente a outros retinóides.
Tipo de Receita
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Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.