Também pode ser utilizado de forma tópica e injetável para o tratamento do melasma (manchas na pele decorrentes de desordens de pigmentação dando orig... Continuar lendo

Categoria Antifibrinolítico
Hidratante/Protetor da Derme

Administração
Uso Tópico
Controlado
Não
Indicação
Também pode ser utilizado de forma tópica e injetável para o tratamento do melasma (manchas na pele decorrentes de desordens de pigmentação dando origem a uma coloração exagerada em algumas regiões da epiderme, principalmente no rosto) devido sua ação inibidora da síntese de melanina, através da redução da atividade da tirosinase e devido a uma possível ação na interação dos melanócitos e queratinócitos através da inibição do sistema plasmina-plasminogênio. O ácido tranexâmico age ainda como quelante de ferro existente na hemossiderina, sendo eficaz no tratamento de olheiras (hipercromias melanodérmicas).
Posologia
Aplicar no local indicado duas vezes ao dia, preferencialmente manhã e noite. Pela manhã, utilize também o filtro solar.
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
Não foram encontrados relatos
Reações Adversas
Não foram encontrados relatos
Contraindicação
Mulheres grávidas ou em período de amamentação não devem fazer uso antes de consultar um médico. Assim como as pessoas com hipersensibilidade a substância. Contraindicado para pacientes com hemofilia (distúrbio de coagulação sanguinea), e em tratamento de hematúria ( é a perda de sangue pela urina) e em cirurgias torácicas e abdominais.
Tipo de Receita
SD
Sugestão de fórmula manipulada
Solução; Emulsão ; Gel;

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.