O Ácido Retinóico é usado para tratamento de formas graves de acnes (nódulo-cística) e acnes resistentes a terapêuticas anteriores. Tem ação queratolí... Continuar lendo

Categoria Retinóide

Administração
Uso na pele
Controlado
Sim - Insumo pertencente à Portaria 344/98 – ANVISA - Lista-C2
Indicação
O Ácido Retinóico é usado para tratamento de formas graves de acnes (nódulo-cística) e acnes resistentes a terapêuticas anteriores. Tem ação queratolítica e esfoliante. Acelera o turnover da epiderme e previne a formação de comedões.
Posologia
0,01% à 0,1%.
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
-
Reações Adversas
Produz eritema, descamação e é fotossensibilizante, por isso deve ser usado à noite. É indispensável o uso de foto-protetores durante o dia.

Contraindicação
Qualquer produto com ácido retinoico não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras de sol.
O uso do ácido retinoico é contraindicado para que tem infecções ativas na pele, como herpes simples ou infecções bacterianas e deve ser evitado em portadores de rosácea. Além disso, o ideal é que não seja feito por pessoas que necessariamente se expõem ao sol, seja por praticarem esportes, viajarem ou por trabalharem ao ar livre.

Obs: Não deve ser usado em mulheres grávidas. Pode causar graves de defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Cremes/ géis/ Loções/ Sérum.

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.