O Ácido Retinóico é usado para tratamento de formas graves de acnes (nódulo-cística) e acnes resistentes a terapêuticas anteriores. Tem ação queratolí... Continuar lendo
Categoria Retinóide

Uso na pele

Sim - Insumo pertencente à Portaria 344/98 – ANVISA - Lista-C2

O Ácido Retinóico é usado para tratamento de formas graves de acnes (nódulo-cística) e acnes resistentes a terapêuticas anteriores. Tem ação queratolítica e esfoliante. Acelera o turnover da epiderme e previne a formação de comedões.

0,01% à 0,1%.

Uso adulto

-
Produz eritema, descamação e é fotossensibilizante, por isso deve ser usado à noite. É indispensável o uso de foto-protetores durante o dia.
Qualquer produto com ácido retinoico não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras de sol.
O uso do ácido retinoico é contraindicado para que tem infecções ativas na pele, como herpes simples ou infecções bacterianas e deve ser evitado em portadores de rosácea. Além disso, o ideal é que não seja feito por pessoas que necessariamente se expõem ao sol, seja por praticarem esportes, viajarem ou por trabalharem ao ar livre.
Obs: Não deve ser usado em mulheres grávidas. Pode causar graves de defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto.
Receita Simples (branca, 1 via)
Cremes/ géis/ Loções/ Sérum.
1. SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica.
Barcelona. 2a Ed. 2005.
2. BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São
Paulo/SP:Tecnopress, 4a Ed. 2011.
É indispensável o acompanhamento com um especialista durante todo o procedimento. E, contar com boas farmácias de manipulação para desenvolver o seu produto.