O ácido D-Aspártico (D-Asp) é um aminoácido endógeno, que é encontrado nos tecidos neuroendócrinos dos animais invertebrados e vertebrados, descoberto... Continuar lendo

Categoria Hormônios

Administração
Uso Oral
Controlado
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Indicação
O ácido D-Aspártico (D-Asp) é um aminoácido endógeno, que é encontrado nos tecidos neuroendócrinos dos animais invertebrados e vertebrados, descoberto em 1827 na asparagina, uma substância existente nos aspargos.
O Ácido D-Aspártico tem sido encontrado como componente importante em diversos tecidos endócrinos dos seres humanos e de outros animais. Dessa forma, o seu uso é capaz de influenciar o funcionamento do sistema endócrino, influenciando assim a produção de determinados hormônios, como a testosterona e o GH (hormônio de crescimento). Por estimular a produção de hormônios, o Ácido D-Aspártico pode ser apropriado para o consumo entre atletas e fisiculturistas em geral.
Posologia
Sugere-se que o tratamento seja iniciado com a menor dose possível. A dosagem usual varia para homens, entre 0,4g a 3g, e para mulheres, de 0,5g a 1g.
Restrições
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Interações Medicamentosas
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Reações Adversas
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Contraindicação
O uso do Ácido D-Aspártico é contraindicado para crianças e adolescentes, uma vez que seus efeitos sobre o desenvolvimento do corpo nessas fases da vida é desconhecido. A suplementação também não deve ser utilizada por pessoas que sofrem de esquizofrenia, epilepsia, mal de Alzheimer ou esclerose lateral amiotrófica, uma vez que essas doenças podem ser agravas pelo papel excitatório do Ácido D-Aspártico como neurotransmissor. O mesmo se aplica a pacientes que passaram por um AVC.
Tipo de Receita
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Sugestão de fórmula manipulada

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.